O problema das pessoas é o tempo que elas perdem pensando em outros dias, o tempo que elas perdem com contagem regressiva, ou pensando que podia chegar logo sexta feira, essa ansiedade de esperar um prazer, mais que isso, de depositar a vida num prazer futuro. As pessoas vivem, (no sentido do verbo mesmo de viver a vida) pensando em outros dias. A verdade é que ninguém sabe viver o presente. O próprio mestre Nietzsche dizia estar na época errada, vivendo um momento errado, mas tinha consciência disso e preparou ensinamentos para nós os “incomuns”.
Uma visão mais socrática disso, é de se viver algo que nem sabemos o que é, mas somente viver. Eu faço isso, eu coloco meus prazeres para o futuro, conto dias e horas.
Vai dizer que você nunca dormiu para o tempo passar mais rápido?
Isso de esperar o dia passar transforma a gente ainda mais em robôs, come, dorme, trabalha, estuda e ESPERA. Esperar a sexta feira,o sábado , o domingo, o dia do aniversário, o natal, a páscoa, a festa, as férias,...Espera um escape dessa vida de rotinas, mas a verdade é que todo mundo depende de rotinas. E isso é um circulo vicioso, em que as pessoas vivem “rotinamente” esperando um escape de tempo ou de tarefas.Uma brecha nas obrigações, um tempo para o amor, um tempo para amar, um tempo para reparar nas outras.Esse cara que senta no computador ao lado no seu serviço, olha para ele, repara que ele cortou o cabelo, elogia, repara mais no momento, esquece de lembrar que daqui 15 minutos é o almoço.
Olha para sua mãe hoje e repara como essa cara de brava parece com o sua, sem esperar para discutir com ela, quando ela reclamar do seu tênis na sala.
Surpreenda com um pouco mais de humanidade!E pare de esperar.
Escrever
Há 2 anos
5 dizeres:
dignissimo, te juro
O que deve ser feito, é viver no modo "carpe diem". Aproveitar tudo o que lhe é oferecido. E tentar fugir do comodismo que nos cerca e impõe que nós devemos viver nos baseando no futuro e no passado. Isso é importante, ser museu e vidente, mas é preciso viver, Viver cada momento único, mesmo que seja difícil
Se jogar, arriscar, sentir sensações extremas as vezes nos faz acordar de um mundinho que achamos que vamos sempre viver .
ótimo texto,
precisamos acordar !
Acho que isso foi um ensaio? Ou não. Talvez. Mas foi muito bom, nem ficou autoajuda.
*
Na real a gnt não se contenta com o que tem, e por isso sempre pensa no que vem. Isso também pra quem tem tudo, não só pros que não têm nada.
Devo colocar os calçados na sapateira?
Postar um comentário