quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Immanuel Kant.

Já ouviu falar de Immanuel Kant? Do Immanuel não,mas de Kant já deve ter ouvido sim.
Enfim,eu num sou kantiana.Ainda preciso de muito mais cultura para assumir um pensador.Mas "sei"o jeito Kant de pensar.
Na real num concordo muito com pessoas que ficam citando, assim, os outros,acho pedante.Mas absorver cultura eu acredito que seja dever biológico do ser humano.Então, eu que faltei na escola , num tem absolutamente nada para fazer,vou falar do Kant.E vale lembrar que é muito relativo e subjetivo o jeito que eu entendo o cara e você.Por isso, não me condene.
Segundo o pensador, a nossa vontade, ou "boa vontade", é a melhor razão que se pode ter para realizar uma ação. Se você age por lógica ou instinto, não está sequer se diferenciando de um macaco.Tipo assim, um mico-leão-dourado cata piolho pelo corpo e os come, por razão e instinto(o exemplo é meu,não de Kant).Ser kantiano é muito mais difícil,mesmo eu num sendo sei disso.Um indivíduo que assume o pensamento de Kant num toma banho porque gosta de tomar banho ou para ficar feliz em sair de casa cherosinho.Não.Ele toma banho porque essa é a coisa certa a ser feita e ponto final.Eles agem por "boa vontade".E isso cansa.
Entende a diferença?
Não.Isso para vocês é ser cretino.(no começo eu achava ridículo)
Mas essa é a grande diferença entre Kant/kantianos e nós."Insistir no exato inverso da natureza Humana.Que é egoísta,baixa e perversa.Sendo que ajo como ajo em pleno exercício da minha liberdade...Não realizar um desejo pode ser tão divertido quanto realizar." palavras de uma kantiana.
Num mostrei nem a unha do dedindo do pé do pensamento de Kant.Portanto, leia.Não por razão ou por instinto, mas por "boa vontade", ou não leia também.
Sei lá.
Sem fotos.

Passa Amanhã (por pensamento kant: boa vontade de me fazer feliz).Que tosco, meu deus!

4 dizeres:

Hoss, E. disse...

Prometo pesquisar mais sobre Kant,
mas isso me fez rir... será boa vontade?
Tem lógica, até certo ponto...
:]

Rodolfo disse...

Não sei se postei aqui por boa vontade ou não. Ai meu Deus, e agora? :s

Julia disse...

Kant é simplesmente do caralho. Se pelo menos todo ser humano pensasse como Kant em 30% da sua vida, se se colocasse dentro do outro, se conseguisse pensar além do próprio umbigo, tudo seria melhor e mais fácil.

Gostei do texto. Tenho vontade de conhecer mais sobre Kant, mas é foda. Ninguém anima ler os livros desse cara a menos que esteja numa faculdade de filosofia. Haha! É o tipo de leitura que você lê um mesmo parágrafo 20 vezes, não é?
Sei lá. Também não tenho maturidade pra isso.

Beijão no seu neurônio. Razão acima de tudo. Hail Kant. :)

Eduardo Winck Veiga disse...

Qua tal brindarmos uma taça de vinho (suave por razão) a Kant.
Por instinto ou por boa vontade?
Então não vamos, dá no mesmo!

Adorei tuas palavras, vou ficar por aqui enchendo o saco.
Ah! E quanto ao meu blog, não dê bola, larguei o caso faz tempo.
Abraço.