quinta-feira, 30 de outubro de 2008

- Mãe, acho que sou ateu.

-Com assim? Enlouqueceu?

-Não mãe,desde que me entendo por "gente" você sempre me disse que papai do céu era superior a tudo e todos,você sempre quis que eu o idolatrasse,mas você nunca soube me explicar o que realmente era o papai do céu e seu eu-lírico jesus.E muito menos deixou eu decidir se queria ir as missas de domingo com você.

-Mas que isso? Isso tudo eu fiz porque sempre soube o que é bom pra você e depois de uma certa idade você nunca mais me acompanhou nas missas,devido aos seus compromissos de sábado a noite.Eu num tô te entendendo....

-Mãe, você lembra quando eu era criança que você me dizia para me comportar se não eu num ia ganhar presente do papai noel?

-Sim, mas onde vc quer chegar com isso?

-Eu percebi que os adultos são iguais em relação a deus.Deus é, definitivamente,o papai noel dos adultos.
-Você está usando drogas?

-Não, estão tentando me cegar assim como fizeram com você, você é esquizofrênica.Te induziram a acreditar em algo inexistente, para te manusear melhor."A religião é o ópio de um povo". Isso é Marx, mãe.Tenho certeza que você não o conhece.Prefere assistir novelas.Aliais a novela voltou do comercial.Bom divertimento!

-Esses adolescentes, estão cada vez mais e mais estranhos.Amanhã vou rezar por tudo isso.

___________________________________________________________________

Depois dessa terrível introdução, ninguém vai ler o resto mesmo.

Os ateus são descrentes em qualquer deus, deuses ou divindades.O termo "Ateu" é formado pelo prefixo "a"(ausência) e o radical "teu"(do grego theos=deus),significa: "sem deus".

Existem dois tipos de ateus, os que recusam qualquer dogma e outros que recusam-se a acreditar em algo por meio de uma fé irracional.

A grande questão do ateísmo é que as pessoas tem medo de assumir que são, porque se declarar ateu está ligado a moral.As pessoas te julgam pela sua crença(num acredita em nada, acredita em alguma coisa:nada).Por isso que nenhum político se assume ateu e a população se contradiz (0,5% da população se diz ateu, mas 20% descreve-se como não religioso).

Esse assunto renderia páginas e páginas,mas prefiro ser breve, por enquanto.

Nietzsche, eu tenho dificuldades para entendê-lo,mas sei que ele é o ateu, o mais julgado por todos, pela sua filosofia "rebelde" do Super-Homem(livre da idolatria, se superando).O Super-Homem sustenta-se mesmo imaginando um eterno retorno, mesmo não mudando nada , você deve se sustentar. Ele se opõe ao evolucionismo e propõe o transformismo.È tipo assim, se a humanidade voltasse ao tempo primitivo com antigas características físicas, ela ainda sim se superaria porque o que mudaria era só o meio/espaço em que vive(esse é meu entendimento, é muito difícil entender o cara, e muito pessoal o entendimento).

"(...)Ele morreu por seus próprios pecados- não há a menor base para se acreditar que tenha morrido pelos pecados dos outros."



Sem mais por hoje.Ainda tem Freud e Marx.

Passa amanhã.




2 dizeres:

Hoss, E. disse...

"Ateus tem um Q.I. mais alto."
Lí isso hj em uma revista, na biblioteca da escola :]

Rodolfo disse...

Hmm... estranho. ¬¬